sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Estudo sobre Georges Snyders

Georges Snyders

Georges Snyders, de origem francesa, é um dos grandes estudiosos da pedagogia na contemporaneidade. Em razão dessa importância propusemo-nos a realizar um estudo de sua obra “Pedagogia Progressista”, publicada em Língua Portuguesa, em 1974, para fundamentar nossa discussão em torno de uma das atividades de aprendizagem mais solicitadas pela escola - a tarefa para casa (escola pública) ou estudos (escola particular). Nesse estudo, buscamos analisar, inicialmente, o sentido de sua proposta pedagógica para, em seguida, situar e compreender de que maneira deveríamos ouvir o autor em relação à essa atividade escolar, especialmente, nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Em cada um dos quatro capítulos procuramos, cuidadosamente, abstrair a concepção de tarefa para casa que estão subjacentes nas propostas pedagógicas da Educação Tradicional, da Educação Nova e de Makarenko. A partir daí, centralizamos esforços para a apreensão dessa atividade escolar na Pedagogia Progressista. A investigação é importante, pois os resultados de nossa pesquisa anterior (Tarefa de casa: um estudo bibliográfico) apontaram para a urgência de sua discussão no processo de formação de professores - inicial e continuada, uma vez que a mesma está disseminada na instituição escolar, de forma naturalizada. É fundamental que seja amplamente discutida para que se produza o processo de “continuidade-ruptura” (SNYDERS,1988; 2001), visando superar a simplista e contínua repetição do conteúdo escolar.


Eis a seguinte questão: “as discussões de Snyders, em sua obra Pedagogia Progressista, pode produzir uma prática pedagógica reflexivo-crítica aos professores, principalmente, relacionada à atividade escolar denominada de tarefa para casa?”. Para tanto, realizamos, inicialmente, um estudo acerca da biografia do autor, o qual resultou em um ensaio biográfico; leitura orientada de cada um dos capítulos da obra Pedagogia Progressista (1974) para compreendermos as bases nas quais foram fundamentas a proposta pedagógica do autor; produção de um texto no qual analisamos a proposta pedagógica progressista e, em seu interior, uma nova concepção da atividade “tarefa para casa” para professores e alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. Em razão dos objetivos de nosso estudo a investigação realizada foi de caráter exploratório, utilizando os procedimentos da pesquisa bibliográfica.

Georges Snyders foi docente na Universidade de Paris V e autor contemporâneo de várias obras, entre as quais destacamos: Escola, classe e lutas de classes (1977); Alegria na escola (1988); nas quais encontramos o seu pensamento pedagógico. As obras Pedagogia progressista (1974) e Para onde vão as pedagógicas não diretivas? (2001) foram aquelas que deram visibilidade à Snyders fora da França, inclusive, no Brasil, influenciando autores como Saviani, Libâneo, Nosella, Mello. Essas obras foram produzidas em reação ao ideário escolanovista, negando a diretividade da educação escolar. É nesse contexto que Snyders abriu um caminho para uma pedagogia de esquerda e atual, síntese da Educação Tradicional e da Educação Nova, denominado-a de Pedagogia Progressista. Na obra mostra que a primeira enfatizou os modelos e o professor como mediador do processo ensino-aprendizagem; a segunda priorizou a espontaneidade como base para a educação do aluno, e o não dirigismo do professor. Makarenko foi o subsidiário para apresentar as possibilidades de uma pedagogia contemporânea, na qual volta-se a discutir os modelos, o professor como mediador do processo, a primazia dos conteúdos, mas agora cuidadosamente articulados à prática social. Dentro dessa perspectiva situamos e discutimos o processo ensino-aprendizagem e em seu interior a atividade escolar - tarefa para casa, cuja forma e conteúdo precisam ser transformados e ressignificados, do ponto de vista pedagógico, aos professores e aos alunos.

É necessário compreender a essência das densas discussões presentes na obra Pedagogia Progressista, visando apropriar-nos da proposta pedagógica de Snyders. Contextualizar o momento histórico vivido pelo autor foi fundamental para apreendermos as razões das diversas e múltiplas questões abordadas em 220 páginas, pois precisávamos responder à nossa problematização. A atividade escolar tarefa de casa, dentro de uma concepção de educação de esquerda não é, do ponto de vista pedagógico, a mesma na qual as instituições escolares estão, ritualmente, acostumadas a solicitar. A partir dessa perspectiva pedagógica, podemos afirmar que a tarefa para casa é uma atividade que deve ter como ponto de partida, o conhecimento cotidiano do aluno, “a experiência peculiar dos alunos”, cuja mediação deverá ser desenvolvida pelo professor rumo ao conhecimento sistematicamente produzido pelos homens. A concepção de que essa atividade deve ser realizada após o desenvolvimento de todo e qualquer conteúdo escolar pelo professor, diariamente, e distante do professor, sob a responsabilidade individual do aluno e de cada uma das famílias é, dentro dessa pedagogia, uma atividade conservadora, acrítica, não formadora do homem. A tarefa de casa precisa ser desafiadora para que o aluno alcance a síntese por meio do processo de continuidade-ruptura e não tem por objetivo fixar ou reforçar um conteúdo escolar, mas proporcionar ao aluno a unidade da teoria e da prática.

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